quarta-feira, 4 de novembro de 2009




*Genética
Genética é o ramo da biologia que explica o desenvolvimento e a acentuação das características dos seres através das gerações. Na antiguidade os povos já tentavam manipular cruzamentos entre animais, mas as leis científicas que explicam a herança biológica só foram enunciadas pelo monge Gregor Mendel, em 1865. A cor do meu olho, por exemplo, só é desse jeito, pois a mistura dos genes – que são o que compõem cada característica - do meu pai com a minha mãe resultam nisso. O conhecimento da genética faz que seja mais fácil a identificação de doenças que podemos ter graças aos nossos ante-passados. Com a manipulação da genética podemos obter alimentos mais saborosos e plantas com maior valor estético, o que faz da genética algo importante também para a economia de agricultores e floristas.


*Citologia
A visualização da célula só começou a ser possível há aproximadamente 400 anos, com a chegada do microscópio. Essa descoberta foi muito importante pois com um simples exame nas células de um humano podemos reconhecer inúmeras doenças. Com a visualização das células pudemos aprofundar-nos no estudo destas, que é chamado citologia. A citologia nos permite conhecer profundamente cada um dos componentes da célula e suas devidas funções.


*Ecologia
Ecologia é um termo dado pelo cientista Ernst Haeckel para designar o estudo da relação entre os seres vivos e a distribuição desses no planeta. É o resultado dos estudos dessa área da biologia que determina o quão harmônica está ou é a vida para espécies dentro de um ecossistema. A ecologia estuda os fatores que atuam sobre um ambiente, como a temperatura, o solo, a fauna e a flora e o quanto isso influencia para a aparência e abundância de certas espécies em tal lugar. Estuda os danos ambientais, a população das espécies e os recursos naturais e por isso é super importante na ciência atual.

*Anatomia
Segundo a American Association of Anatomists: "natomia é a análise da estrutura biológica, sua correlação com a função e com as modulações de estrutura em resposta a fatores temporais, genéticos e ambientais. Tem como metas principais a compreensão dos princípios arquitetônicos da construção dos organismos vivos, a descoberta da base estrutural do funcionamento das várias partes e a compreensão dos mecanismos formativos envolvidos no desenvolvimento destas. A amplitude da anatomia compreende, em termos temporais, desde o estudo das mudanças a longo prazo da estrutura, no curso de evolução, passando pelas das mudanças de duração intermediária em desenvolvimento, crescimento e envelhecimento; até as mudanças de curto prazo, associadas com fases diferentes de atividade funcional normal. Em termos do tamanho da estrutura estudada vai desde todo um sistema biológico, passando por organismos inteiros e/ou seus órgãos até as organelas celulares e macromoléculas" A anatomia é necessária para o mundo pois a partir dela se estudam os efeitos causados pelas doenças, criando possibilidade de prevenção. Antigamente a prática da anatomia era feita apenas em mortos, hoje em dia ela é possível em seres que estejam vivos em exemplos cotidianos como radiografias e endoscopias.

*Evolução
A evolução é o processo de variação e adaptação de populações de seres ao longo do tempo, que pode provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma pré-existente. Há duas correntes principais que tentam explicar a evolução: a Darwinista, de Charles Darwin; e a Lamarckista, de Jean-Baptiste Lamarck. O primeiro aposta na evolução como sendo fruto da seleção natural, ou seja, dentro da espécie cada animal apresenta características que o diferenciam de todos os outros animais e o meio seleciona os seres que tem as características melhores para a adaptação ao meio, por conseqüência, esses têm maior prole e acabam dominantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário